O e-learning na formação contínua de professores

Enquadrada no domínio de especialidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação, esta investigação pretende saber qual é a situação atual no que respeita ao e-Learning na formação contínua de profissionais da educação no quadro das atividades dos Centros Formação Associação Escolas (CFAE), identificando os fatores críticos presentes na implementação de ações de formação contínua de professores nesta modalidade. Este estudo tem como objetivos específicos (i) identificar o perfil dos professores que frequentam ações de formação, (ii) identificar as perceções dos professores sobre o grau de satisfação e o impacto destas ações de formação na sua prática letiva, (iii) identificar as potencialidades do e-Learning para a formação contínua dos professores, (iv) perceber as perspetivas dos formandos e dos formadores acerca dos aspetos mais favoráveis e menos favoráveis da formação a distância com relação à formação presencial, (v) perceber a situação dos Centros de Formação de Professores em relação à utilização de modalidades de formação a distância, (vi) perspetivar o que se pode esperar de ações de formação em regime de e-Learning e os fatores críticos de sucesso a ter em conta neste tipo de metodologia de formação, (vii) elaborar linhas de orientação para a conceção de cursos de formação contínua de professores em regime a distância destinadas aos CFAE. Estamos portanto no campo teórico da formação contínua de professores e do e-Learning, investigando o impacto das tecnologias e de novos modelos de formação. No campo empírico o estudo recorre a uma metodologia mista assentando na recolha de dados quantitativos e qualitativos junto de formandos, formadores e responsáveis dos centros de formação. Com base nesta metodologia foram construídas, ministradas e estudadas duas ações de formação de professores, creditadas, realizadas na modalidade e-Learning e suportadas pela plataforma Moodle, uma em Lisboa e outra em Bragança. Do estudo destas ações de formação, recolheu-se informação recorrendo a vários instrumentos para esse fim. Os resultados obtidos permitiram identificar as potencialidades deste tipo de formação para os CFAE mas também os fatores críticos e os desafios a ela associados, permitindo mitigar as dificuldades que sempre surgem.

Fonte: Luís Filipe Roque

 

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