Building (e-)learning bridges: uma visão europeia das barreiras ao e-Learning

Apesar de em todo o mundo os cursos de educação e formação em e-Learning terem vindo a aumentar de ano para ano, chegando a cada vez mais públicos, a realidade mostra que há ainda muitas barreiras por ultrapassar e que podem surgir a partir dos formandos, formadores, fatores ambientais, e até mesmo características culturais e interculturais do ambiente de e-Learning. Building (e-)Learning Bridges é uma Parceria de Aprendizagem Grundtvig (Lifelong Learning Programme) que envolve sete instituições de sete países europeus e que vem estudando o ambiente de aprendizagem que as instituições enfrentam quando implementam soluções de e-Learning no ensino e na formação de adultos. Tem como objetivo identificar e diminuir as barreiras comuns ao e-Learning que existentes em cada país bem como entre países. O presente artigo apresenta uma visão europeia das barreiras ao e-Learning a partir das experiências dos parceiros, terminando numa proposta de protocolo de criação de cursos que, depois de testado e avaliado, será fruto de um processo de disseminação e incorporação de boas práticas, nomeadamente nos sete países que compõem a parceria.

Fonte: José A. Lencastre | José C. Bronze

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