A supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial

São inegáveis as alterações a que a sociedade tem sido sujeita, sobretudo nos últimos anos. Estamos constantemente a ser bombardeados com novas informações veiculadas através das tecnologias digitais. A teoria defendida há instantes começa imediatamente a ser posta em causa devido ao impacto das transformações introduzidas na nossa sociedade por uma nova geração de tecnologia informática social – Web 2.0. Estas mudanças permitem que as pessoas partilhem informação, colaborem em projetos e construam comunidades virtuais sem que, para tal, encontrem qualquer tipo de limite, seja temporal ou espacial. O contexto empresarial não está alheio a estes impactos e alterações. O presente trabalho de projeto pretende demonstrar os resultados da investigação levada a cabo sobre o eLearning em contexto empresarial numa Grande Empresa Nacional (GEN), denominada ao longo deste trabalho de projeto de Inov@r, pois por questões éticas o seu nome não pode ser divulgado. Foram exibidos, para tal, referenciais e fundamentos sobre o tema com base no estudo de caso desenvolvido até à atualidade e que tiveram por base o conceito e o âmbito da Supervisão Pedagógica e do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta que apresenta um modelo de eLearning consolidado com caraterísticas de fácil integração e adaptação ao eLearning tradicional utilizado neste contexto empresarial específico. O principal objetivo deste trabalho de projeto passa por destacar as caraterísticas, a estrutura e a forma de aplicação do eLearning colaborativo e cooperativo passíveis de serem utilizados em contexto empresarial. Acredita-se, portanto, que a partir das propostas apresentadas, estão criadas as condições para que, no contexto empresarial, a formação contínua online seja cada vez mais uma realidade utilizando um modelo de eLearning colaborativo, cooperativo e interativo, capaz de motivar e facilitar a adaptação do indivíduo num mercado de trabalho que se sente mais exigente. Tendo por base a investigação previamente realizada pela equipa de investigadores da Universidade Aberta, pretendeu-se (re)desenhar a estrutura didático-pedagógica do curso de formação contínua “Atendimento ao Cliente” ministrado na empresa de acordo com os pressupostos do Modelo Pedagógico Virtual desta mesma universidade. Os resultados apurados permitiram perceber que é fundamental intervir em toda a estrutura pedagógica vigente de forma a dar mais autonomia ao eFormando, sem descurar a presença do eFormador e do eSupervisor. O grande desafio está em conseguir efetuar as alterações necessárias sem que isso intervenha na missão, nos objetivos e nos valores da empresa garantindo, assim, o sucesso e a competitividade da mesma.

Fonte: Paula Valente

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