O conceito de competência tem evoluído ao longo dos anos, tendo entretanto assumido uma formulação consensual nos países que implementaram a nova abordagem da formação por competências. No Canadá o Centro de Estudos e de Formação do Ensino Superior da Universidade de Montreal, utiliza a abordagem da formação por competências, na qual uma competência é um saber-agir complexo, adaptado a uma situação específica (profissional, escolar, pessoas, cívica, social, familiar, etc.), resultante da integração, da mobilização e da combinação estratégica e eficaz de recursos: saberes (conhecimentos), saber-fazer (habilidades) e saber-ser (atitudes).
You may also like
Quando uma empresa busca por talentos para completar seu time, ela analisa a competência profissional de cada indivíduo. Porém, há diversas habilidades [...]
Os cursos de Odontologia devem avançar para um projeto pedagógico construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e no professor […]
O mercado de trabalho vem sendo desafiado, nos últimos anos, pelo processo de transformação digital, com todos os segmentos da economia sendo [...]
A indústria 4.0 e as novas profissões Em abril de 2011, na Feira de Hannover, falou-se pela primeira vez do conceito Indústria [...]