O conceito de competência tem evoluído ao longo dos anos, tendo entretanto assumido uma formulação consensual nos países que implementaram a nova abordagem da formação por competências. No Canadá o Centro de Estudos e de Formação do Ensino Superior da Universidade de Montreal, utiliza a abordagem da formação por competências, na qual uma competência é um saber-agir complexo, adaptado a uma situação específica (profissional, escolar, pessoas, cívica, social, familiar, etc.), resultante da integração, da mobilização e da combinação estratégica e eficaz de recursos: saberes (conhecimentos), saber-fazer (habilidades) e saber-ser (atitudes).
You may also like
A pandemia veio confirmar aquilo que já muitos sabiam: o processo de digitalização já não é uma inevitabilidade do futuro, mas sim [...]
Para contrabalançar o mundo cada vez mais digital em que vivemos, em “Competências para o futuro”, o autor finlandês revela que é [...]
O secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego dos Açores assegurou hoje o reforço da qualificação profissional na Região, para "potenciar [...]
O mercado de trabalho vem sendo desafiado, nos últimos anos, pelo processo de transformação digital, com todos os segmentos da economia sendo [...]