Chatbots – dos Websites aos Professores e Gestores

Não deixa de ser curioso que as tecnologias da cognição , na forma de “chatbots” ( robots de software ), estejam a entrar nas organizações como uma espécie de substitutos virtuais ( virtual surrogates) . Parece até, que os seres humanos começaram a adotar a técnica do “canário na mina de ouro” , usada pelos mineiros para testar alguns ambientes extremos dentro das minas. Em primeiro lugar envia-se o canário, se voltar, podemos avançar, se lá ficar, então é porque o canário morreu e o melhor será esperar mais algum tempo até que a atmosfera da mina se torne respirável.

A ideia de criar interfaces conversacionais, corresponde a uma tendência no desenvolvimento de websites , primeiramente levada a cabo por “indie designers” (*) mas logo adotada pelos grandes players da Interação e da Conversação como a IBM, Facebook, Microsoft, Amazon, Google ou Apple. Curioso !… também aqui as referências estão em mutação. Há não muito tempo, referiamo-nos a estas grandes organizações como players da informática, e agora, da interação e da conversação. Como que o ser humano se cansou de interagir somente com a máquina, e quer que a mesma seja capaz de interagir usando sensibilidade, e expressando essa mesma sensibilidade através de interfaces mais naturais, como a voz ou o gesto, para além do texto “naturalmente”..(…)

Fonte: Francisco Lavrador Pires

Ler mais

Partilhar