O presente estudo integra-se num contexto de aprendizagem online, tendo como foco estudantes do 1.º e 2.º ciclos (licenciaturas e mestrados) da única instituição de ensino superior a distância portuguesa que oferece cursos exclusivamente em regime de eLearning – a Universidade Aberta que privilegia, no seu modelo pedagógico, o princípio da inclusão digital a par dos primados da flexibilidade e da interação. O estudante online possui um perfil diferenciado do estudante do ensino presencial por ter responsabilidades familiares e profissionais. É um adulto que retoma a sua atividade como estudante, na maior parte dos casos, após vários anos de interregno. Ser estudante online implica muito mais do que o simples acesso a um computador e a internet. Implica, antes de mais, uma predisposição para aprender, comunicar e expressar-se de forma diferente daquela que acontece nos contextos face-a-face. Implica utilizar e manipular tecnologias num contexto em que os papéis dos estudantes e os dos professores são especialmente diferenciados dos assumidos no ensino presencial. Pretende-se com o presente estudo conhecer as vivências dos primeiros dias online após a chegada destes estudantes à sala de aula virtual, as suas principais dificuldades e motivações e ainda compreender como estes estudantes vivem e interpretam as suas experiências como estudantes online. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, revestindo a forma de estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados procedemos a entrevistas online e à análise de um fórum online de carácter social (o Café Virtual). Não obstante as limitações do estudo, os resultados apontam para: 1) a existência de alguma literacia digital prévia à entrada nos cursos online, mas emergem algumas dificuldades de adaptação ao modelo de eLearning; 2) emoções fortes vividas nos primeiros dias online; 3) dificuldades na procura de uma gestão equilibrada do tempo.
Fonte: Ana Maria Pereira das Neves