Territórios Informacionais Dinâmicos

Os postos de localização fixa para acesso aos espaços informacionais globais têm vindo a ser complementados por toda uma nova gama de dispositivos móveis do tipo tablets, phablets e smartphones, sendo que o processo de crescimento dos meios de acesso através de duas áreas emergentes como os “smartwatches” e todo o arsenal de dispositivos de vestir, “ wearable technology “ é mais uma fase uma fase na aproximação por contacto ao corpo humano. A generalização dos dispositivos implantáveis vêem a seguir .

Sem surpresa porém, os pacemakers cardiacos já são, desde há muito tempo, formas aceites de implantes com impacto na saúde e na qualidade de vida dos pacientes. A comunicação com os implantes do tipo cardíaco, cerebral e outros são o início do conceito de BODY AREA NETWORKS ( Rede de Área Corporal )com um potencial na criação de Valor, neste caso, de saúde através dos Dados. O Corpo Humano é aliás, uma das grandes fontes de Big Data para os próximos anos.

Os desenvolvimentos , que são oportunidades de facto , aportam novas categorias com possibilidade de exploração em áreas como o Design de WT ( Wearable Technology – Tecnologia de Vestir ) , sensores, fontes de energia, conectividade, materiais ativos e interface com o utilizador , fundamentais para os setores da Saude Móvel ( Mobile Health ) e da Fashion Tech ( moda tecnologica ), entre muitas outras esferas do “Homo Connecticus” .

Fonte: Francisco Lavrador Pires

Ler mais

Partilhar