“Radiografia” de um curso online: estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online

Pretende-se com esta dissertação analisar um Agregador construído ao longo de dois semestres do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) da Universidade Aberta portuguesa, tendo como objetivo principal perceber como se processa o design das atividades de aprendizagem num curso de 2º ciclo online – o seu learning design. O “Agregador” é um repositório dos produtos finais de cada atividade desenvolvida, mas também uma memória descritiva do processo de ensino e aprendizagem online de todo o curso, dado que são apresentados os objetivos de cada unidade curricular e descritas as atividades, apresentando, por isso, a perspetiva do professor e a perspetiva do estudante.

O estudo encontra-se desenvolvido com base numa abordagem metodológica sustentada num paradigma de investigação, atualmente considerado, como um paradigma emergente, a chamada Design-Based Research (DBR), cruzada com a entrevista enquanto método de investigação qualitativo utilizado em conjunto com outras técnicas de análise, dado que se efetua a análise de conteúdo do Agregador MPEL construído ao longo do curso, sendo as entrevistas realizadas a professores envolvidos no ensino a distância online.

As conclusões do estudo permitem identificar, como estruturantes do learning design deste curso de Pedagogia em Elearning, os seguintes aspetos: predomínio de e-atividades desenvolvidas por etapas e assíncronas, que envolvem a discussão em fóruns, leitura de textos e construção de artefactos, com clara tendência de propostas de atividades de caráter colaborativo só por si, ou constituindo uma das fases das atividades propostas.

Espera-se com este estudo contribuir para a recolha de informações úteis para o desenho de cursos neste contexto, já que o Agregador é, simultaneamente, uma espécie de “radiografia” do curso, uma vez que reúne um conjunto de informação que permite definir o learning design característico do curso e as tendências dominantes daquilo que podemos considerar como os estilos de ensino online dos professores ou estilos de learning design e as suas práticas pedagógicas nas unidades curriculares quando estabelecem as suas propostas.

Fonte: Rosalina Simão Nunes

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