Concurso para a criação de centros de competências em cibersegurança avança

Com uma dotação de 5,9 milhões de euros, o concurso prevê a instalação de sete centros de competências em cibersegurança em todo o país. A futura C-Network visa apoiar cerca de 2.000 entidades até março de 2026.

Estão abertas as candidaturas ao concurso para a instalação dos centros de competências em cibersegurança que vão formar a futura C-Network.

Com uma dotação de 5.925.612,00 euros, o concurso prevê a instalação de sete centros de competências em cibersegurança (CCC) em todo o país, um por cada região tipo NUTII –  Região Autónoma da Madeira, Região Autónoma dos Açores, Algarve, Alentejo, Área Metropolitana de Lisboa, Centro e Norte.

Cada CCC atuará como um ponto de apoio às organizações da respetiva região, devendo disponibilizar e produzir orientações adaptadas às entidades, aconselhando-as na adoção das melhores práticas e processos em matérias de cibersegurança.

Os CCC também devem servir de ponte e facilitador em atividades de formação, assim como orientar para o cumprimento dos requisitos legais e de certificação.

As candidaturas podem ser apresentadas por consórcios formados entre entidades da administração pública regional ou local, entidades do Ensino Superior, públicas ou privadas, e associações do tecido de inovação e empresarial, refere o CNCS em comunicado de imprensa.

“[A C-NETWORK] VISA SER UMA INICIATIVA EM REDE, INOVADORA E TRANSFORMADORA DO MODELO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CIBERSEGURANÇA, SUPORTADA NUM MODELO DE PROXIMIDADE E ANCORADA NOS PRINCÍPIOS DA SUBSIDIARIEDADE, COMPLEMENTARIDADE E PROPORCIONALIDADE”.

A operação tem como meta apoiar um total de 2.001 entidades, até março de 2026. Pode encontrar mais informação sobre o aviso de candidatura a partir do site do CNCS.

Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/concurso-para-a-criacao-de-centros-de-competencias-em-ciberseguranca-avanca

Partilhar