Aprender línguas estrangeiras no século XXI: teletandem através do skype

Se aprender línguas estrangeiras sempre fez sentido numa Europa plural, a várias vozes, hoje então torna-se porventura ainda mais pertinente. Mas, num mundo global, em que se esbatem distâncias físicas e barreiras temporais, a dificuldade poderá passar pela escolha de como aprender, e ensinar, neste caso, línguas. Assim, pretendemos apresentar uma experiência inovadora no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, o teletandem através do skype, que pelas suas potencialidades pode ser utilizado quer em situações formais, quer informais. Contudo, no âmbito deste texto reportamo-nos ao projeto teletandem Brasil/Itália, um contexto formal, nomeadamente com estudantes da Universidade de Salerno (Itália) e da Universidade Estadual Paulista de Assis (Brasil).

Na nossa investigação, metodologicamente ancorada no estudo de caso, aplicámos um inquérito por questionário a estudantes daquelas instituições de Ensino Superior com o intuito de contribuir para a educação a distância e a pedagogia do elearning e, em particular, para identificar tipos de utilização do skype no ensino-aprendizagem de línguas em teletandem, conhecer razões pelas quais os estudantes optam por este contexto educativo inovador e aferir do respetivo impacto. Os resultados obtidos confirmam que a maioria dos respondentes usa o skype para estudar, mas também para comunicar com amigos e colegas. Entre as motivações que indicaram para a escolha do skype nas sessões de teletandem destacam-se os recursos que disponibiliza e o facto de permitir um contacto direto com um falante nativo. Por fim, mais de metade dos respondentes afirmou que recomendaria o teletandem através do skype para aprender e ensinar línguas estrangeiras e que continuará a usar o skype como ferramenta de colaboração e interação neste contexto específico.

Fonte: Teresa Cardoso, Filipa Matos

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