Os desafios da comunicação externa numa empresa de Formação

O presente relatório elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Administração Educacional, documenta o estágio curricular desenvolvido numa empresa de consultoria e formação. O relatório documenta três componentes do estágio: a) caracterização da organização onde se desenvolveu o estágio; b) estudo sobre a comunicação de marketing desenvolvida na empresa; c) descrição e discussão das atividades desenvolvidas pela estagiária (à luz dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do seu percurso académico e dos referenciais da Administração Educacional). Assim, o relatório documenta a experiência formativa ocorrida numa empresa caracterizada por uma estrutura simples e orientada por uma cultura de pertença e de adesão, bem como descreve e analisa os processos e os efeitos de comunicação de marketing, considerando os contributos desta para a melhoria da relação estabelecida entre a organização e o seu meio externo e, da qualidade do trabalho desenvolvido pelos colaboradores no seio da organização. As descrições e as análises apresentadas neste relatório baseiam-se em dados e informações recolhidas através de: a) entrevistas semiestruturadas utilizadas para a caraterização da empresa e do trabalho de gestão; b) entrevista focus group utilizada para a caracterização das perceções descritivas e avaliativas dos membros da “equipa efetiva” da empresa sobre os processos de gestão da comunicação de marketing; c) observação participante, que apoiou a caraterização do funcionamento quotidiano da organização; d) pesquisa bibliográfica e documental, utilizadas para apoiar a clarificação de conceitos, a caracterização da organização, o aprofundamento da temática da comunicação de marketing. Através dos registos sobre as características organizacionais do local de estágio e da experiência vivenciada pela estagiária, bem como do pequeno estudo realizado foi possível identificar, descrever, com algum detalhe, e discutir os desafios que a adoção de práticas de gestão da comunicação coloca a uma microempresa do setor educativo, nomeadamente no que diz respeito aos processos e às ferramentas de comunicação de marketing.

Fonte: Diana Ferreira

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