As vozes dos alunos de uma escola profissional sobre o ensino profissional

O ensino profissional, que surgiu em 1989 em escolas profissionais, era frequentado por cerca de 30 mil estudantes no início do milénio e assume, presentemente, um papel cada vez mais preponderante na formação e escolarização dos jovens que, à chegada ao 10º ano, escolhem esta via de ensino. O crescimento desta formação tem sido constante e acentuouse desde 2005, quando a oferta de cursos profissionais foi alargada às escolas secundárias públicas, registando-se atualmente cerca de 118 mil jovens a frequentar o ensino profissional, ou seja, um número quatro vezes superior ao do início do século. Apesar do crescimento e do reconhecimento em termos escolares, esta modalidade de formação é ainda socialmente estigmatizada e associada a percursos de insucesso escolar. Deste modo, damos voz e ouvimos a opinião dos alunos sobre o curso que frequentam nesta modalidade de ensino profissional para confirmar ou contestar esta imagem associada aos cursos profissionais. Em termos metodológicos, optámos por um estudo de caso numa escola profissional, localizada no distrito de Lisboa. Depois obter as devidas autorizações, submetemos um inquérito por questionário a alunos finalistas de quatro cursos profissionais, que já frequentaram o curso durante praticamente três anos, já realizaram diversos estágios e estão a perspetivar o seu futuro profissional. Posteriormente, efetuámos uma análise descritiva com base nos dados recolhidos. Neste estudo, concluímos que o perfil socioeducativo dos alunos confirma os resultados de investigações similares. A maioria já conheceu o insucesso escolar e optou pelo ensino profissional porque crê que esta formação os qualifica adequadamente para entrar no mercado de trabalho. Em relação ao curso, os alunos valorizam todos os aspetos relativos às componentes práticas e, quando concluírem o curso, pretendem encontrar um trabalho dentro da sua área de formação. Contudo, indiciando uma reconciliação com a escola, um terço dos jovens equaciona prosseguir estudos superiores.

Fonte: Marília Santos

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