Algumas possibilidades de apropriações da lousa digital por professores em sala de aula

Mediadas pelas Tecnologias Digitais, novas possibilidades têm se aberto ao trabalho pedagógico, resultando em diferentes maneiras de se obter informações e gerar conhecimento, interferindo na forma como os indivíduos pensam, se comunicam e se informam.

O uso de novos recursos digitais, como auxiliares nos processos de construção do conhecimento em sala de aula, ganha destaque e importância. Entre estas tecnologias está a Lousa Digital, que possui vários diferenciais, quando comparada às lousas comuns.

Entre eles destaca-se a possibilidade de inclusão de atividades interativas e de novas linguagens na sala de aula. Este trabalho foca suas análises nas observações de formas como a Lousa Digital foi utilizada na disciplina de Matemática durante aulas ministradas para turmas de Ensino Fundamental 1. Procurou-se identificar algumas formas de apropriação destas Lousas pelos professores e agrupá-las de modo a identificar se elas estão sendo inseridas em atividades de ensino de Matemática que explorem os recursos da Lousa e suas características de interação e interatividade ou se estão sendo utilizadas sem levar em conta estas possibilidades.

Para tanto, analisou-se como os professores as utilizam: se como suporte didático, interativo ou de aprimoramento interativo e ainda, se há a presença de interatividade técnica, conceitual ou física. Percebeu-se que as interações realizadas foram, de forma geral, reduzidas, numa compreensão da Lousa como suporte didático e de uso para a interatividade técnica.

Fonte: Mariana Silva Nogueira Ribeiro, Marco Aurélio Kalinke, Luciane Mulazani dos Santos

Ler mais

Partilhar