Mediadas pelas Tecnologias Digitais, novas possibilidades têm se aberto ao trabalho pedagógico, resultando em diferentes maneiras de se obter informações e gerar conhecimento, interferindo na forma como os indivíduos pensam, se comunicam e se informam.
O uso de novos recursos digitais, como auxiliares nos processos de construção do conhecimento em sala de aula, ganha destaque e importância. Entre estas tecnologias está a Lousa Digital, que possui vários diferenciais, quando comparada às lousas comuns.
Entre eles destaca-se a possibilidade de inclusão de atividades interativas e de novas linguagens na sala de aula. Este trabalho foca suas análises nas observações de formas como a Lousa Digital foi utilizada na disciplina de Matemática durante aulas ministradas para turmas de Ensino Fundamental 1. Procurou-se identificar algumas formas de apropriação destas Lousas pelos professores e agrupá-las de modo a identificar se elas estão sendo inseridas em atividades de ensino de Matemática que explorem os recursos da Lousa e suas características de interação e interatividade ou se estão sendo utilizadas sem levar em conta estas possibilidades.
Para tanto, analisou-se como os professores as utilizam: se como suporte didático, interativo ou de aprimoramento interativo e ainda, se há a presença de interatividade técnica, conceitual ou física. Percebeu-se que as interações realizadas foram, de forma geral, reduzidas, numa compreensão da Lousa como suporte didático e de uso para a interatividade técnica.
Fonte: Mariana Silva Nogueira Ribeiro, Marco Aurélio Kalinke, Luciane Mulazani dos Santos