Encontrar uma oficina de confiança é fundamental para evitar problemas com seu veículo. A tarefa, porém, pode ser desafiadora por alguns motivos.
Além de utilizar apenas peças originais e realizar os procedimentos adequados, as oficinas podem (e devem) adotar uma série de medidas para oferecer um serviço de qualidade e fazer seu negócio prosperar.
Listamos a seguir algumas boas práticas que podem ser decisivas para garantir clientes satisfeitos e onde buscar formação profissional para seu time de colaboradores.
Seja organizado
Um dos primeiros segredos para o sucesso de sua oficina é garantir um ambiente organizado. Para tanto, é importante estabelecer locais para guardar uma quantidade tão grande de peças e ferramentas.
Assim, os profissionais podem encontrar o que precisam rapidamente e evitam que peças do estoque e até de veículos dos clientes sejam misturadas ou até trocadas.
Mas a organização não se limita apenas ao ambiente físico de uma oficina. Toda empresa precisa ser organizada para definir o fluxo dos processos internos e otimizar o tempo de seus empregados para aproveitar melhor o tempo e, claro, ganhar dinheiro.
E já que falamos em dinheiro, saber qual é a situação financeira é fundamental para administrar sua própria empresa. Quem está acostumado com as ferramentas digitais pode aproveitar os benefícios do Excel, que organiza todas as informações em planilhas. Lá você pode fazer o controle das receitas, despesas e contas a pagar.
Capacite seus empregados – e a você mesmo!
Funcionários capacitados podem fazer a diferença em qualquer empresa. É por isso que uma oficina deve se manter constantemente atualizada com as tecnologias do mercado. Afinal de contas, basta lembrar qual foi o destino de oficinas que não seguiram as tendências da indústria automotiva, como a popularização da injeção eletrônica nos veículos nacionais em meados dos anos 90.
Importante lembrar que não são apenas os empregados que devem aprender. Por isso, caso você seja o dono do seu negócio, é fundamental realizar treinamentos com frequência para saber como liderar sua equipe.
Ouça a voz do cliente
Lembra aquela velha máxima de que “o cliente sempre tem razão”? É claro que pode haver exceções, mas a sabedoria popular não costuma falhar.
Por isso, esteja sempre atento ao que o cliente fala. Informações valiosas podem surgir a partir de um bate-papo informal, seja sobre uma reclamação por um serviço que não foi executado corretamente ou sugestão de serviço a ser incluído em sua empresa.
Mais importante ainda é garantir um ótimo tratamento desde o momento em que o cliente pisar na sua oficina pela primeira vez. Apresente um orçamento justo, explique o motivo de cada procedimento executado e preze pela transparência. Seguindo esses passos, as chances de fidelização do cliente são grandes.
De olho na tecnologia
A tecnologia pode ser uma importante aliada no sucesso de sua oficina. Pense em como um produto inovador ou uma máquina capaz de realizar algum serviço diferenciado pode atrair novos clientes para seu estabelecimento.
Vale ressaltar que cabe ao proprietário identificar se o investimento pode valer a pena ou não. E não falamos apenas do retorno financeiro, que pode nem ser tão significativo assim. Entretanto, uma nova tecnologia pode ser o chamariz para que mais clientes realizem outros serviços em sua oficina.
Além disso, softwares de gestão também podem ajudar no dia-a-dia. Os programas são capazes de informar o volume de clientes que estão entrando em seu estabelecimento, quais serviços são responsáveis pela maior parte de sua operação, administrar as compras e até realizar o balanço financeiro do negócio.