Reconhecer novas «entidades» com as TIC e … a Filosofia !

Novos «seres» ?

O que a cibercultura em geral e o ciberespaço têm vindo a desenvolver de modo muito prolífico são entidades físicas, mistas e virtuais cujo entendimento determina um regresso às questões fundamentais. O que é o ser ? qual o seu significado ?

Numa altura em que máquinas de aprendizagem automática (supervisionada e não supervisionada) evoluem, conseguindo inclusivamente «raciocinar» (ex. IBM Watson Computer) com entradas em linguagem natural é lícito perguntar quais os conhecimentos, capacidades e atitudes necessárias para operar lado a lado com sensores e máquinas sentintes, pensantes e atuantes em larga escala.

… Ontologias e onto-linguagens …

Na área das Ciências e Tecnologias de Informação, as ontologias são usadas como classificações, métodos para categorizar ou agrupar informações em classes. Com o avanço das linguagens de programação em geral e mais concretamente as linguagens Web começaram a surgir as OWL (Onto Web Languages), e a consequente aplicação das ontologias na Web Semântica , Machine Learning e Inteligência Artificial para assimilar, codificar e representar conhecimento, definindo as relações existentes entre tópicos, ideias e conceitos num determinado domínio.

Ontologia significa o “estudo do ser” sendo a palavra constituída por dois termos gregos “ontos” (ser) e “logos” (estudo, discurso) e forma a parte da filosofia que estuda a natureza do ser, a existência e a realidade, procurando determinar as categorias fundamentais e as relações do “ser enquanto ser” englobando algumas questões abstratas como a existência de determinadas entidades, o que se pode dizer que existe, qual o significado do ser, etc.

Fonte: Francisco Lavrador Pires

[LER MAIS]

Partilhar