Criar um novo negócio significa oferecer valor a outras pessoas

Bastava comprar ou produzir algo para depois vender mais caro. A verdade, hoje, é que com a evolução dos mercados, mas sobretudo com a evolução da sociedade, esse requisito torna-se, por si só, insuficiente para criar um novo negócio.

De uma forma resumida, podemos dizer que atualmente um negócio consiste em criar o valor que as pessoas precisam ou procuram, estando por isso dispostas a pagar um determinado preço ficando, desta forma, criada uma relação de confiança. No entanto, com o desenvolvimento desse negócio o investidor deverá obter uma recompensa que o satisfaça.

Criação de valor = o que se oferece aos clientes

Aqui devemos realizar uma análise autocrítica sobre os produtos que vendemos ou serviços que prestamos no sentido de avaliar em que medida trazem valor para as pessoas. Que benefícios oferecem às suas vidas.

Por exemplo, um batom não pode ser compreendido como um produto para as mulheres pintarem os lábios, mas sim como algo que as torna mais bonitas. Este é o valor que deve ser dado, pois se um batom não fizer com que uma mulher se sinta mais bonita, não podemos afirmar que esteja a fornecer algum valor.

De referir igualmente que quanto maior a capacidade de algo beneficiar as pessoas, também maior será o valor criado. Veja-se, por exemplo, o sucesso dos smartphones: além de permitirem que as pessoas possam conversar, em tempo real, a qualquer hora e a qualquer distância, também servem para tirar fotos, navegar na internet, utilizar apps,… os benefícios que os smartphones trazem proporcionam mais valor acrescentado quando comparados com os convencionais telemóveis. E é por isso é que as pessoas os escolhem.

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Fonte: Nelson Soares | Portal de Gestão

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