O conceito de competência é definido e interpretado de múltiplas formas, quer entre campos científicos diferentes, quer mesmo dentro de um único desses campos. Defende‑se no presente artigo que há a necessidade de forjarmos uma aceção especializada de “competência” em educação e em formação de professores, em torno da qual os investigadores possam convergir e que contribua para intervenções mais consistentes dos profissionais. A construção e o desenvolvimento das competências dos professores no contexto dos atuais programas portugueses de formação são discutidos e é defendida a ideia de que, mais do que da estrutura desses programas, importa cuidar do modelo ou modelos que os inspiram e das estratégias que são postas em marcha.
You may also like
75% dos empregadores não consegue encontrar o talento de que necessita com a combinação certa de hard e soft skills. Está na [...]
Gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao […]
Cerca de 24 400 empresas em Portugal apresentaram em 2020 investimento em formação externa, totalizando um valor de 89,5 milhões de euros. [...]
Trabalhadores dão nota positiva às iniciativas de retenção de talento das empresas. Valorizam reforço salarial, mas também desenvolvimento de competências e plano […]