As competências profissionais que as empresas procuram nos seus funcionários são cada vez mais diversificadas. Isso se deve ao mercado de trabalho em constante evolução e que exige das pessoas uma rápida adaptação às mudanças. O conhecimento em tecnologia, por exemplo, é algo que anos atrás não tinha tanto peso no processo seletivo. Hoje, a exigência é tanta que passou a ser algo fundamental, sendo um dos requisitos que podem até mesmo eliminar o candidato logo de cara.
O currículo é uma boa forma de realizar uma primeira triagem curricular, mas será na entrevista pessoal onde o trabalhador demonstra quais as competências profissionais que possui e quais são as ideais para exercer a função que opta. O que realmente são habilidades para o trabalho? Quais são os mais valorizados?
Competências profissionais que você precisa ter
Organização
Uma qualidade que não se aprende na faculdade, mas que é muito valorizada é o senso de organização e responsabilidade. Saber priorizar questões, cumprir objetivos e entregar trabalhos em prazos razoáveis é uma habilidade que muitos profissionais não possuem, principalmente os jovens que ainda não se adaptam às demandas do trabalho em uma empresa.
Mas saiba que a organização é essencial para cumprir as tarefas programadas e, claro, ser mais produtivo.
Capacidade de tomar decisões
De fato, o trabalho em equipe é muito importante dentro de uma empresa. Entretanto, o candidato deve demonstrar independência para tomar decisões que permitam resolver questões sem ter que ir ao seu superior. São soluções que não geram atrasos nas suas funções tampouco na empresa.
Análise de métricas e dados
Saber interpretar métricas e dados é um conhecimento fundamental atualmente. A maioria das plataformas e ferramentas online têm relatórios acessíveis. Sendo assim, redes sociais, sites e mailing, por exemplo, oferecem números que são realmente fundamentais quando se trata de entender como impulsionar os negócios de cada setor.
Por que é útil saber como analisar esses dados? Esse conhecimento permitirá que você proponha estratégias de crescimento digital, aprimore conteúdos de acordo com os interesses das pessoas e entenda quais aspectos da empresa podem ser divulgados na Internet.