Ensino profissionalizante é uma excelente opção para aqueles que desejam ingressar rapidamente no mercado de trabalho e ter uma formação mais prática e objetiva
A formação profissional é o ponto de partida para quem deseja ingressar em qualquer profissão. Com uma formação é possível adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar bem as atividades que serão exigidas no mercado de trabalho.
“A formação profissional é um atrativo no currículo. A gente vê que o mercado de trabalho exige cada vez mais competências. As pessoas que realizam uma formação profissional conseguem desenvolver essas competências necessárias, e não só técnicas, como também as competências comportamentais, que hoje são grandes diferenciais”, reitera a diretora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Cristina Lorenzon Ruckl.
Soft skills
Além das competências técnicas, as chamadas soft skills são igualmente importantes no mercado de trabalho. O termo em inglês é usado para designar as habilidades comportamentais, emocionais e sociais que envolvem a maneira como as pessoas interagem com as outras e como lidam com situações no ambiente de trabalho e na vida pessoal. “Elas são muito importantes não só para o ingresso em uma profissão, como para o desempenho de uma ocupação”, enfatiza a diretora de educação.
De acordo com Denyze, algumas das soft skills mais demandadas são relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, bem como as habilidades de comunicação e de escuta ativa. Essas habilidades são altamente valorizadas pelas empresas, pois podem ser fundamentais para o sucesso de um profissional em uma determinada função ou cargo.
Tipos de formação
Existem vários tipos de formações disponíveis, cada uma com suas características e peculiaridades. Uma delas é o ensino profissionalizante, que se destaca por ser mais focado na prática e em habilidades técnicas específicas.
(…)