FORMAÇÃO DE TUTORES DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO REAL DE TRABALHO

O presente artigo pretende ser um contributo para habilitar os tutores – responsáveis pelo enquadramento, pela formação, pelo treino, pela integração e pelo aperfeiçoamento de trabalhadores em início ou mudança de funções – com novas competências pedagógicas que os habilitem:

-A caracterizar e aplicar adequadamente os métodos e as técnicas pedagógicas em contexto real de trabalho;

-A conceber, preparar e explorar pedagogicamente os suportes didáticos mais adequados à formação em contexto real de trabalho;

Trata-se de alargar o âmbito da ação do formador/ tutor presencial, ou de sala de aula, ao contexto real de trabalho, de modo a planificar e a estruturar uma prática corrente nas instituições, que é muitas vezes conduzida de forma informal.

Na sociedade atual, baseada no conhecimento, onde o capital intelectual é um dos valores ativos mais competitivos da organização, a aprendizagem tem um papel de extrema relevância. Segundo Davis e Davis (Effective Training Strategies, 1998), as estratégias pedagógicas oferecem uma abordagem compreensiva para a criação de uma filosofia de aprendizagem, focada na melhor forma de planeamento de programas e no desenvolvimento de sistemas apropriados de avaliação da formação.

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