Pretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade. Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância.
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Fonte: Glória Bastos / Ana Isabel Vasconcelos