Tendo em conta o contexto de crise e a conjuntura económica actual, constata-se que a selecção dos investimentos a realizar pelas empresas é cada vez mais criteriosa. Dentro destes investimentos, o plano de Formação acaba por assumir um papel secundário na estrutura de investimentos da organização.
Nesta era de mercados altamente competitivos e em que cada vez são mais as semelhanças do que as diferenças, revela-se fundamental apostar numa estratégia de diferenciação e em novas formas de dinamizar o negócio. Isto porque o consumidor atual é cada vez mais informado e consequentemente exigente, conduzindo a novos contextos de consumo. Este panorama requer colaboradores dotados de competências que permitam às empresas resistir às constantes alterações dos mercados.
Assim sendo, a Formação dos ativos humanos deve começar a ser encarada pelas empresas como um investimento e não como uma despesa na medida em que permitirá enriquecer não só os colaboradores mas a própria organização. Não será por acaso que grandes organizações assumem como parte integrante do ADN da empresa o investimento na Formação contínua dos seus colaboradores.
Formação nas Empresas: Porquê?
Das empresas que apostam na Formação contínua é possível aferir vários benefícios que advêm desta prática, mais concretamente:
– Melhoria do desempenho através da colmatação de lacunas existentes e atualização dos conhecimentos como garantia que estes acompanham a evolução natural dos mercados em que se encontram inseridos;
– Diferenciação de profissionais através das competências que adquirem nas formações, levando a uma habilitação superior que, por sua vez, conduz a promoções e atualizações salariais;
– Aumento da auto-estima e da auto-imagem através da validação de conhecimentos e da capacidade de contribuir para o desenvolvimento e sucesso da organização;
– Incremento da produtividade e rentabilidade dos colaboradores que participam em formações de qualidade ajustadas às funções que desempenham.
Uma Formação de qualidade
Não obstante, é importante que as empresas tenham consciência da importância de investir em Formação de qualidade adaptada às necessidades específicas das mesmas. É necessário que as formações sejam ministradas por empresas qualificadas para o efeito e que dotadas de formadores experientes sejam capazes de:
– Transmitir os conteúdos programáticos;
– Fomentar a partilha de conhecimentos entre formandos;
– Incentivar os formandos a desenvolver o seu papel activo.
Este são elementos fundamentais para o envolvimento dos colaboradores para com o plano formativo e para com a organização.