Formação: Desafios e como os Ultrapassar

Formação e Competências
Já considerou implementar um programa de formação na sua empresa mas existem desafios que não consegue solucionar? Ou, por exemplo, já realizou diversas ações de formação, porém os resultados nunca foram de encontro às suas expectativas?

De facto, a formação é um recurso que permite à sua organização atingir o seu máximo potencial. Mas, existem diversas condicionantes que podem prejudicar o retorno deste investimento. Saiba como contornar estas situações e não adie mais a aposta nos recursos humanos da sua empresa.

 

Formação útil e relevante

Muitas vezes, a principal razão que leva ao insucesso de um plano de formação é o facto de este não ir ao encontro das necessidades reais das equipas. Como esperar que os resultados sejam positivos se as temáticas não são relevantes para o trabalho dos colaboradores?

Antes de começar a planear o que quer que seja, é primordial que investigue as lacunas que as suas equipas precisam de preencher. Faça um levantamento dos temas, programas e competências que os seus colaboradores gostariam de desenvolver e aprofundar. Pergunte os horários preferenciais e objetivos que gostariam de atingir. Desta forma, a formação será muito mais direcionada e terá resultados muito mais evidentes. Uma vez que não estará a abordar situações que não são importantes para quem está a aprender.

Se forem identificadas, em determinados casos, necessidades demasiado díspares ou muito específicas, poderá equacionar realizar algumas sessões de formação individuais e outras em grupo.

 

Tempos e horários

Outra dificuldade que surge quase imediatamente quando se pensa em implementar uma formação é o tempo. O tempo de duração de cada sessão e do plano na sua totalidade. Ou ainda, por exemplo, o horário em que deverá acontecer e que deverá permitir reunir todas as pessoas a quem a formação interessa.

Quer seja a primeira ação de formação que esteja a realizar na sua empresa ou a vigésima terceira, experimente implementar sessões curtas. Momentos que não se alonguem demasiado, diretos e que não permitam tempos inúteis ou de divagação dispersa. Desta forma, deverá conseguir que a sua audiência esteja mais focada, atenta e receptiva durante todo o tempo da sessão. No fundo, o objetivo é que cada sessão seja o mais eficiente possível.

Para além do tempo de cada sessão, é fundamental definir os horários em que estas irão acontecer. Fora do horário laboral, é bastante difícil que consiga conciliar a presença de todos os seus colaboradores. Para além disso, é mesmo preferencial que a formação seja realizada durante o horário de trabalho das equipas. Desta forma, para além de conseguir reunir todas as pessoas interessadas para a formação, a aprendizagem em ambiente laboral poderá ser mais frutífera. Aprender enquanto se realiza uma tarefa ajuda a uma aquisição mais eficaz dos conhecimentos.

Depois do levantamento das temáticas e horários preferenciais juntos dos seus colaboradores, elabore um plano geral da formação. Reúna todas as informações úteis e partilhe-o com todas as suas equipas. Assim, todos estarão informados e alinhados da mesma forma, preparando o trabalho e a agenda em concordância.

 

Motivação

Tendo em conta o ritmo laboral que muitas empresas vivem nos dias de hoje, é natural que muitos encarem a formação como mais uma tarefa que só irá causar mais stress e trabalho. Se os seus colaboradores não estiverem motivados antes, durante e após as sessões de formação, é muito difícil que os resultados deste investimento sejam satisfatórios. Isto porque, não estarão recetivos a qualquer aprendizagem.

De forma a tentar contorna esta possível reação, promova espaços de interação, partilha de opiniões e esclarecimento de dúvidas entre todos os intervenientes e também numa esfera individual. Vá recolhendo o feedback dos formandos ao longo de todas as sessões e aplique as sugestões mais relevantes, de forma a que os mesmo sintam que a sua visão é importante e valorizada.

Para além de canais de comunicação, seja claro quanto aos objetivos de cada sessão de formação. Se cada colaborador entender o objetivo final da sua presença tenderá a adotar uma postura mais participativa, interessada e receptiva. Tente ainda apostar em formatos formativos mais interativos, dinâmicos e apelativos: utilize recursos como vídeos, infografias e, por exemplo, jogos. Não se resuma a sessões demasiado expositivas, em que os formandos se limitam a ouvir o formador.

Tendo em conta o contexto atual das empresas, em que muitos colaboradores continuam em teletrabalho ou normas de segurança podem ser limitativas, poderá ainda apostar em formações online à distância.

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