Tendências para o trabalho 2022: Responsabilidade

Tendências para o trabalho 2022: Responsabilidade

Ao longo das últimas semanas, com base no relatório “Future of work trends 2022: A new era of humanity”, da consultora em RH Korn Ferry, partilhámos as sete tendências que irão marcar o futuro do trabalho.

Com milhares de pessoas a trabalhar a partir de casa, muitos líderes questionaram se os seus funcionários estavam de facto a trabalhar. Uma pesquisa da empresa ExpressVPN, indica que essa falta de confiança levou 78% das empresas a usar softwares capazes de medir a produtividade dos colaboradores.

O tema não é novo, mas a forma como hoje se vive a responsabilidade no mundo do trabalho faz de si a sétima, e última, tendência. Com a introdução de uma forma de trabalho mais flexível, a responsabilidade não significa apenas apresentar o resultado final: é também sobre como é feito, e manifesta-se em vários níveis.

A nível organizacional, as empresas estão mais dispostas a ser transparentes, admitindo erros publicamente e celebrando conquistas. A nível de liderança, os líderes irão repensar o que é responsabilidade e ajustar os modelos de trabalho híbrido de forma a garantir maior flexibilidade. Por último, e a nível individual, os funcionários terão maior liberdade para demonstrar as suas competências e responsabilidades, no entanto, para que tal aconteça é necessário um propósito comum que contribua para o sucesso da empresa.

Ter senso de responsabilidade não só aumenta a confiança entre os líderes, empresa e funcionários, como pode elevar os níveis de produtividade e sentido de reconhecimento pelas suas capacidades de alto desempenho. Mas, como podem os líderes promover a responsabilidade?

Em primeira nota, é importante ser claro sobre o propósito da empresa. Ao saber o que está a organização a querer conquistar, os colaboradores sentem-se responsáveis para que tal aconteça e sabem o que fazer, sem ter de recorrer à opinião de um superior.

Seguidamente, a comunicação e envolvimento dos líderes são fundamentais para desenvolver a responsabilidade, e deve englobar os clientes, a sociedade e os funcionários. O líder deve estar disponível e em contacto, fornecendo feedback e certificando-se que todas as suas decisões e planos de ação são compreendidos.

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