Mais do que os artefactos móveis, elementos essenciais são as TECNOLOGIAS CONTEXTUAIS que já estão a determinar ruturas culturais na Sociedade Digital. Na sequência de anteriores Marcos de Evolução Socio-Computacional como a Computação Gráfica ou a Computação em Rede estamos já a observar as primeiras consequêcias da COMPUTAÇÃO CONTEXTUAL. Nesta evolução, necessário se torna uma atenção sobre os aspetos éticos para uma aproximação virtuosa pela via de Cidadania Digital de Partilha e Conhecimento Intensivo.
Infelizmente a LITERACIA DIGITAL DOS PROFESSORES, que deveriam ser os Grandes Agentes de Mudança Não está, por enquanto, à altura dos desafios e o Ensino a todos os níveis , do Superior ao Básico Não tem, por enquanto, Professores com a Capacitação Necessária para a Transmissão de Saberes Transdisciplinares de Informação Intensiva envolvendo dominios como Algoritmia, Máquinas de Aprendizagem e Inteligência Artificial juntamente com elementos das Humanidades Digitais como a Etnografia Digital e a Antropologia Cultural.
Fonte: Francisco Lavrador Pires