Tecnologias digitais na gestão escolar

O presente estudo enquadra-se no domínio das tecnologias digitais (TD) na educação, com foco principal na utilização das mesmas nas práticas profissionais dos diretores escolares. Assumiu-se pertinente estudar as crenças e perceções das práticas dos diretores escolares na utilização das TD pelo papel que os mesmos exercem enquanto promotores do processo de integração das tecnologias nas práticas profissionais dos professores das suas escolas, potenciando, deste modo, a modernização de práticas de ensino e de aprendizagem, da gestão da informação e comunicação entre os vários agentes educativos em contexto escolar.

Este estudo empírico, de natureza quantitativa, procura contribuir para a análise dos níveis de proficiência e utilização das TD nas práticas
profissionais dos diretores de escolas ou agrupamentos de escolas do ensino público português e, ao mesmo tempo, contribuir para a identificação de um conjunto de fatores condicionantes de uma mais eficiente integração das mesmas nos contextos escolares, bem como para a sinalização das necessidades de formação, na área da temática em estudo, sentidas pelos diretores escolares.

 

Partilhar