O e-learning nas instituições de ensino superior público em Portugal: análise dos fatores críticos associados à dimensão organizacional

Este estudo tem como principal foco analisar a dimensão organizacional e institucional no desenvolvimento de projetos de e-Learning no contexto do Ensino Superior. O tema revela-se pertinente perante o contexto atual de mudança do ensino superior e ainda pelo vazio de investigação sobre o papel exercido pela dimensão organizacional neste domínio. O estudo procura identificar os fatores organizacionais que potenciam e inibem o processo de desenvolvimento do e-Learning no contexto português do ensino universitário e politécnico público. O processo empírico de investigação decorreu entre março e novembro de 2015 e alicerçou-se numa abordagem mista de recolha e análise de dados estruturada em duas partes: (i) qualitativa, estabelecida através de um processo de revisão sistemática de literatura dos modelos de e-Learning benchmarking para identificação dos fatores da dimensão organizacional do e-Learning, (ii) quantitativa, aplicando-se o método de Delphi a um conjunto de 39 instituições de ensino superior, representadas por um painel de 55 responsáveis institucionais e operacionais pela área do e-Learning. Os resultados da investigação permitem construir um quadro estruturado de fatores críticos de sucesso baseados em modelos de e-Learning benchmarking, ao mesmo tempo que permitiram traçar, numa caracterização global, o corpo de responsáveis que atualmente assume a gestão do e-Learning no contexto do ensino superior nacional. Os resultados do painel Delphi convergiram no final do estudo para uma listagem dos fatores da dimensão organizacional que se identificaram como mais relevantes no desenvolvimento e implementação de projetos de e-Learning, destacando-se de entre estes: a definição de uma estratégia institucional para e-Learning, o suporte institucional, e investimento no desenvolvimento profissional docente. As conclusões suportaram ainda a necessidade de definição de modelos de implementação e governança para o e-Learning bem como de políticas institucionais para a integração das tecnologias e do ensino online nas práticas das instituições do ensino superior nacionais.

Fonte: Teresa Coimbra, Teresa Cardoso, Artur Mateus

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