Esta evolução da população europeia gera um conjunto de desafios, em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), quer para os trabalhadores, quer para os empregadores, quer para as organizações, dado que está em causa uma exposição mais prolongada aos fatores de risco.
A prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais é um dos objetivos de qualquer programa de gestão da SST. Neste contexto de envelhecimento da população ativa, a prevenção ao longo de toda a vida profissional é fundamental, uma vez que as condições de trabalho se vão refletir na sua qualidade de vida e no bem-estar mais tarde. Igualmente essencial é adotar uma abordagem holística de gestão da SST: olhar para o local de trabalho como um todo, nomeadamente identificar todos os fatores de risco que possam influenciar a segurança e a saúde no local de trabalho.
A identificação de perigos e a avaliação de riscos é o pilar da abordagem de prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Em matéria de SST, a legislação determina a realização de avaliações de risco pelos empregadores, incluindo em particular os grupos de trabalhadores sujeitos a riscos especiais, assim como prestar especial atenção aos grupos sensíveis ou vulneráveis. E estes trabalhadores constituem-se como um novo grupo.
(…)
Fonte: Helena Bentes | Revista Human