Antes de traçar qualquer plano de carreira, comece por identificar quais as suas hard e soft skills. Estas são as competências que o destacam enquanto profissional, mas não são aptidões estanque.
Sente que está estagnado? Quer finalmente progredir na carreira, mas não sabe bem por onde começar? Antes de traçar qualquer plano de carreira, comece por identificar quais as suas hard e soft skills. Estas são as competências — técnicas e transversais — que o destacam enquanto profissional, mas podem ser trabalhadas e desenvolvidas para cumprir determinados objetivos profissionais.
“As competências transversais são transferíveis, o que significa que são válidas em qualquer posição, independentemente do setor de atividade, sendo cada vez mais valorizadas pelos empregadores, pois englobam aptidões interpessoais e outros traços de personalidade que permitem comunicar e trabalhar com outros”, explica a Adecco Portugal em comunicado, dando como exemplo a adaptabilidade, a criatividade, a tomada de decisões, a liderança e a trabalho em equipa.
As competências técnicas, por sua vez, são “as que se utilizam para executar as tarefas específicas relacionadas com um trabalho”, sendo um tipo de competência que pode ser adquirida ou melhorada através da formação e prática. É o caso da tecnologia de informação, fluência em línguas estrangeiras, construção de textos jornalísticos, design gráfico, gestão de marketing, matemática, carpintaria, vendas, e por aí fora.