Novos Cursos Online: Estudo de um caso

Em 2011, assistiu-se a uma revolução do ensino online com a aparição dos MOOCs (Massive Online Open Courses). Hoje em dia existem mais de 4000 MOOCs, diversificados em várias áreas científicas. Este serviço de educação online já contabiliza mais de 35 milhões de estudantes distribuídos por várias plataformas. Os MOOCs, como novos programas de ensino inspiram um novo modelo no processo de desenvolvimento de uma educação de qualidade. Este novo modelo de ensino permite a construção de programas com implementações baseadas na investigação das mais recentes pedagogias de ensino. Com este aumento de programas atualmente disponíveis as plataformas de educação online questionam como tornar os cursos mais eficazes e atrativos para o ponto de vista do aluno. Esta dissertação pretende fornecer uma perspetiva de avaliação dos programas oferecidos.

Repartindo a avaliação em seis heurísticas para avaliar um curso em concreto, oferecendo informações sobre como devem ser abordadas as características e consequentemente como as melhorar para atender às necessidades dos estudantes que as procuram. Esta dissertação não só aborda a existência e a qualidade inerente nestes cursos mas também como esses cursos serão recebidos por potenciais empregadores, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo tanto em competências técnicas como competências sociais, é importante perceber como os cursos são vistos e reconhecidos no processo de recrutamento, por parte das empresas.

Fonte: Nuno Miguel Figueiredo Veras Vieira

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