A tecnologia é um dos sectores com melhores salários no mercado de emprego. A escassez de alguns perfis, que não chegam para dar resposta a uma digitalização que chegou em massa para muitos negócios e a ascensão rápida de algumas tecnologias têm provocado um desequilíbrio entre oferta e procura. As empresas têm de ser criativas nas estratégias de captação e retenção de talento, mas têm também de ter bolsos fundos.
Portugal continua longe da média salarial de muitos países europeus e mais ainda dos Estados Unidos, mas ainda assim, também por cá, os salários em muitas funções dispararam nos últimos anos. No entanto, as profissões mais bem pagas da tecnologia têm-se mantido estáveis, por corresponderem a áreas onde a procura continua a crescer. “O que temos verificado é que, nos dois últimos anos, tem havido um crescimento da procura nas áreas de Cibersegurança, Desenvolvimento de Software e Consultoria”, explica Pedro Amorim, managing director da Experis do grupo Manpower, que a pedido do SAPO TeK alinhou as 10 profissões TI mais bem pagas em Portugal neste momento.
“Esta procura surge acelerada pela pandemia, momento a partir do qual as preocupações com os ciberataques, a transformação digital dos negócios e a gestão de negócio com recurso a plataformas de ERP (SAP, Salesforce, MSD) passaram a estar na agenda dos líderes de todo o tipo de organizações – pequenas, médias e grandes”, acrescenta o responsável. Isto fez disparar a procura de determinados perfis e as remunerações acompanharam a tendência. O último Talent Shortage Survey realizado pelo ManpowerGroup apurou que 84% dos empregadores portugueses do sector têm dificuldades na contratação.