Programas de educação intergeracional sustentáveis: desafios atuais e perspetivas futuras

Ao longo de mais de quatro décadas a investigação publicada afirma e destaca os muitos benefícios dos programas e das relações intergeracionais em todo o mundo. Existe, no entanto, uma escassez na literatura relativamente à sustentabilidade dos programas intergeracionais, nomeadamente desde a perspetiva dos seus coordenadores. Além disso, são igualmente escassos estudos que envolvam, para além dos participantes diretos, os coordenadores dos programas intergeracionais.

O objetivo desta tese é explorar o paradigma da sustentabilidade e as suas dimensões nos programas intergeracionais em contexto escolar, no Grande Porto. Procura compreender através de uma abordagem qualitativa o que constitui a sustentabilidade e quais as principais dimensões dos programas intergeracionais.

Um desafio proposto por Jarrott & Weaver (2013) foi a motivação que alimentou o desejo de fornecer um quadro teórico-conceptual para a sustentabilidade dos programas intergeracionais por via da consciencialização de uma Inteligência Geracional (Biggs & Lowenstein, 2011), na voz dos seus coordenadores. Para suportar esta investigação,foram criados três temas de análise que deram origem à compilação de dimensões da sustentabilidade utilizadas numa análise de codificação temática dedutiva com recurso ao Nvivo 11.

A realização do mapeamento das práticas intergeracionais foi um primeiro momento seguido de entrevistas semiestruturadas a sete coordenadores de programas intergeracionais educativos. Posteriormente, foi veiculada uma análise de matriz de codificação com recurso a três domínios: perfil dos coordenadores, número de participantes e temporalidade. Uma abordagem teórico-concetual baseada nos níveis de intensidade do contacto intergeracional (Kaplan, 2002; 2004) alicerçou esta investigação. Este estudo indica um consenso de todos os coordenadores de como as relações intergeracionais são o alicerce da sustentável implementação dos programas. Verifica-se que os coordenadores dos programas mais extensos conseguiram identificar um maior número de dimensões da sustentabilidade.

Os resultados centrais foram: uma associação entre a parca formação dos coordenadores e a formação prestada aos participantes antes de iniciar o programa. O perfil de coordenador com licenciatura em serviço social associou um maior número de dimensões da sustentabilidade. Os programas com um menor número de anos estabeleceram uma associação com a dimensão institucionalização do programa.

Fonte: Cláudia Alexandra Teixeira Azevedo

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