UFCD: 0806 Princípios metodológicos da programação

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Descrição

Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados
em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo
de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Reconhecer as vantagens e desvantagens da utilização de uma metodologia.


Metodologias em programação local
Evolução
Vantagens e desvantagens do seu uso
Tipos de metodologias
Desenho estruturado
Orientadas por objecto
Orientadas aos dados
Princípios do método
Teoria dos conjuntos aplicada aos dados
Representações gráficas dos conjuntos
Operações sobre conjuntos
Dados agrupados em conjuntos
Dados de entrada
Dados de saída
Frequência dos subconjuntos
Estrutura de um programa
Regras de dedução para a identificação dos procedimentos
Sequência das instruções nos procedimentos
Condições o seu emprego no controlo das estruturas lógicas
Corpo do programa
Desenvolvimento da sequência
Tratamento da estrutura de dados
Regras de gestão
Desenho de formatos para entrada e saída dos dados em ecrã
Normas de desenho
Interface homem/máquina
Desenho de entradas e saídas de dados em suporte papel
Execução do login
Uso de comandos
Uso do sistema gráfico de navegação por menus
Acesso a documentação Online
Programas e utilitários
Dicionário de dados
Definição de dicionário de dados
Dicionário de dados em programação



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o
objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros
contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos
formandos para evidenciar as competências já adquiridas.
AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo
do Curso e baseada na realização das actividades formativas propostas e, por outro lado, uma
componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade final que assumirá a forma
de um Teste final.


Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação
de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de
qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração
concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de
Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a
assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite
estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento
interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem
como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos
inicialmente definidos.


 

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