Jovens NEET: A Estratégia Nacional

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Descrição

Decorreu em Junho último na sede do IEFP, a Apresentação da Estratégia Nacional de Sinalização de Jovens que não trabalham, não estudam nem frequentam formação profissional (NEET). A referida estratégia pretende, identificar os jovens inativos, “afastados do sistema formal de educação, formação e emprego, não registados no serviço público de emprego”. Para atingir este objetivo, Portugal conta com o apoio da OIT – Organização Internacional do Trabalho, para a realização de um trabalho de definição de uma estratégia integrada de sinalização e apoio aos jovens NEET – jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam qualquer formação.
Segundo o IEFP “a estratégia tem como meta sinalizar 30.000 jovens dos 67.500 que não estudam, não trabalham, não frequentam formação profissional, nem procuram respostas nestes domínios”. O IEFP pela Iniciativa Garantia Jovem, pretende alargar a rede de parceiros (cerca de 1500 em todo o território continental) que, no terreno, dão um importante contributo para a sinalização e atendimento dos jovens mais “afastados do sistema”, nomeadamente autarquias, associações de juventude e instituições particulares de solidariedade social para que a integração no mercado de trabalho e prossecução de uma vida normal sejam um facto.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Compreender as causas do fenómeno e as suas ameaças para o equilibrado funcionamento social e integração profissional de gerações ameaçadas e a necessidade de se agir conforme orientações protagonizadas pela Recomendação do Conselho -2013/C 120/01 – de 22 de abril de 2013 assim como em conformidade com a Resolução do Conselho de Ministros nº 104/2013 de 31 de dezembro de 2013 que prevê o Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem. Compreender também a iniciativa a “Make The Future Today” lançada em Janeiro de 2017.


Módulo I – O Fenómeno NEET na EU e em Portugal
Caraterização e causas subjacentes
As ameaças sociais e económicas decorrentes do fenómeno
A monitorização do fenómeno na EU e em Portugal

Módulo II – A prevenção e Combate ao Fenómeno
A Recomendação do Conselho -2013/C 120/01 – de 22 de abril de 2013
A Resolução do Conselho de Ministros nº 104/2013 de 31 de dezembro de 2013
O Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem

Módulo III – A Garantia Jovem
Os principais objetivos da Garantia Jovem
Os destinatários da Garantia Jovem
A estrutura do apoio previsto aos Jovens
O funcionamento da Garantia Jovem
As opções previstas (emprego, educação, estágios e formação)

Módulo IV – A Iniciativa “Make The Future Today”
A alavancagem da iniciativa “Make the future today” e o apoio da Comissão Europeia
As estruturas de apoio integradas



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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