Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
Módulo I – Processo de comunicação e perfis comunicacionais
Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
Emissor/Receptor
Canal
Mensagem/código
Contexto
Feedback
Diferentes perfis comunicacionais
Passivo
Agressivo
Manipulador
Assertivo
Módulo II – Comunicação assertiva
Particularidades e vantagens do perfil assertivo
Empatia
Escuta ativa/escuta dinâmica
Semântica sintaxe
Paralinguagem
Barreiras à comunicação
Barreiras gerais do processo de comunicação
Barreiras internas: Objectivas e Subjectivas
Barreiras externas
Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
Módulo III – Processamento interno da informação
Processamento fonético
Processamento literal (significado)
Processamento reflexivo (empático)
Tipos de perguntas no processo de comunicação
Abertas
Fechadas
Retorno
Reformulação
Módulo IV – A Comunicação Assertiva e a Inteligência Artificial
Módulo V – Projeto de Comunicação Assertiva
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
A avaliação tem como finalidade prioritária validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelos/as formando/as ao longo da formação. A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, a considerar:
– Avaliação Diagnóstica (sem caracter classificativo)
o 5 Perguntas de V/F
o 1 Pergunta de resposta curta os conceitos gerais do curso.
– Avaliação Sumativa
o 1 teste de avaliação constituído por 20 perguntas de verdadeiro (V) e falso (F)
SIGO.