A Internet já tem um lugar fixo no quotidiano de muitas pessoas, empresas e instituições. O ensino não é exceção a esta regra. Deste modo, as tecnologias aplicadas ao ensino e à aprendizagem têm experimentado uma grande evolução nos últimos anos. Uma dessas evoluções foi, sem dúvida, o surgimento de um novo conceito: os objetos de aprendizagem.
Outra será a grande aposta do governo português na melhor qualificação da sua população, dando assim uma grande importância ao ensino e à formação de adultos. Destes dois contextos diferentes surge a necessidade de perceber como se podem integrar um no outro e quais os resultados possíveis desta combinação. Assim, neste trabalho, tentou-se juntar estas duas vertentes. Por um lado, as novas tecnologias, sob a forma de objetos de aprendizagem. Por outro, a formação de adultos.
Com esse intuito, estudou-se alguns dos trabalhos que já foram realizados até hoje no campo dos objetos de aprendizagem e, simultaneamente, investigou-se umas das principais teorias sobre o ensino de adultos: a andragogia de Malcolm Knowles. Devido à grande diversidade de tecnologias, decidiu-se tentar explorar dois softwares diferentes, um usando as normas SCORM e outro utilizando um dos recursos de um dos LMS mais utilizados em Portugal, e também no mundo, que é a plataforma Moodle.
Para testar tal utilização, um pequeno grupo de alunas de um curso EFA de um agrupamento de escolas da zona da Grande Lisboa serviu de grupo de exploração, a fim de testar a eficácia das novas tecnologias neste tipo de cursos. Os resultados obtidos poderão constituir um ponto de partida para novos estudos, pois há que ter em conta o número reduzido de indivíduos que constituíram a amostra.
No entanto, os resultados demonstram que existe uma maior motivação e vontade quando as tecnologias estão presentes. No final, as conclusões são positivas. Mas serão necessários mais estudos, de modo a verificar certas conclusões.
Fonte: Pedro Miguel Viçoso Castro