Já ouviu falar sobre o ensino em b-learning, mas não sabe muito bem no que consiste?
A verdade é que muitos dos avanços tecnológicos que marcaram o século XX tiveram impacto na educação e na forma como o processo de ensino-aprendizagem se pode desenvolver.
Durante muito tempo, o ensino presencial foi praticamente a única resposta para os modelos de educação tradicionais.
Contudo, com o aparecimento progressivo de algumas modalidades de ensino à distância, como o e-learning (Electronic Learning), o b-learning (Blended Learning), o m-learning (Mobile Learning) ou o u-learning (Ubiquitous Learning), verificaram-se alterações na forma como decorre o processo de ensino-aprendizagem, na comunicação entre professor e alunos, na interação com os materiais pedagógicos e didáticos, entre muitas outras transformações.
Está claro que cada uma destas modalidades de ensino está associada a um conjunto de vantagens e desvantagens. No entanto, neste artigo iremos debruçarmo-nos apenas na modalidade b-learning.
B-LEARNING: O QUE SIGNIFICA
O b-learning ou blended learning, é uma modalidade de ensino que deriva do e-learning. Ou seja, combina alguns elementos da formação à distância em regime de e-learning e alguns elementos da formação presencial.
Significa que o processo de ensino-aprendizagem decorre parcialmente através de uma plataforma. Por exemplo, recorre-se ao computador e à internet, mas também se integram alguns momentos em contexto de sala de aula.
De uma forma geral, pode-se afirmar que o b-learning é, então, uma modalidade de ensino que utiliza ferramentas tanto do ensino presencial como do ensino à distância.
Assim, através deste método de ensino, é possível ultrapassar algumas limitações que advêm do regime e-learning. Falamos da ausência de um professor ou de um contacto presencial como um formador, por exemplo.
Além disto, os materiais são ainda disponibilizados num ambiente virtual de forma a que o aluno possa aceder quando puder e quiser, sem que o professor tenha que estar conectado.
O peso de cada uma destas componentes varia de acordo com os conteúdos programáticos, os objetivos da ação de formação, o público-alvo, o contexto em que se insere a formação, entre outros fatores.
É possível frequentar um curso em regime de b-learning em que a componente presencial abranja um terço da formação, metade da formação ou somente o início ou o final da formação.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DESTA MODALIDADE DE ENSINO?
Vantagens
- Os custos são reduzidos se compararmos com cursos e formações totalmente presenciais;
- Os alunos podem explorar as ferramentas que mais os ajudam, estejam elas nos encontros presenciais ou no ambiente online; desta forma, conseguirão ter uma maior flexibilidade para aprender mais de forma totalmente individual;
- Possibilidade de alcançar um público mais vasto do que no ensino unicamente presencial;
- Existência de alguns momentos presenciais, em contexto de sala de aula, que são úteis para trocar experiências e esclarecer dúvidas junto do professor ou formador;
- Existe a possibilidade de editar, corrigir e atualizar rapidamente conteúdos, materiais pedagógicos e didáticos;
- Acesso a uma experiência possivelmente mais rica em conteúdos multimédia, que pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz;
- Eliminação de algumas limitações (os alunos podem ter acesso a conteúdos e formação em regime b-learning praticamente a partir de qualquer lugar e em qualquer horário);
- Este método de ensino permite aos alunos terem um acesso contínuo e livre aos conteúdos estudados.
Desvantagens
- Os alunos que pretendam um estudo mais independente e com horários mais flexíveis podem não se enquadrar tão bem nesta modalidade e preferir o regime de e-learning;
- Uma vez que continuam a existir momentos de ensino presencial, mantém-se a necessidade de organizar turmas e de conjugar a disponibilidade dos alunos para esses momentos;
- Tendo em consideração que este método de ensino pode ter uma elevada quantidade de informação, pode consumir e confundir muito tempo aos alunos (ou seja, é necessário que os alunos sejam metódicos);
- Se o professor online não for o mesmo professor nas sessões presenciais, deve existir um especial cuidado na articulação dos conteúdos, no diálogo entre ambos e na organização do seu trabalho.