No marketing, é tudo a mesma coisa?

formaçãoO Marketing atualmente está tão desmembrado e segmentado que a gente se pergunta: marketing é tudo igual? Para cada coisa, serve a mesma receita? E a resposta é: não! Aplicamos as estratégias de marketing em várias oportunidades, como em produtos, serviços, pessoas, coisas tangíveis e as intangíveis, mas para cada segmento há uma especialidade. Ou seja, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Brincadeiras à parte, precisamos entender a diferença básica entre Marketing de Produto e o Marketing de Serviços.

No Marketing de Produtos, o foco está na conexão entre o produto e as pessoas. Você tem que encontrar a pessoa certa para o produto e criar estratégias diferenciadas para oferecer aos consumidores ideais e estabelecer um caminho de compra. Para isso, entender quem é o comprador ideal é indispensável.

O Marketing de Produto é essencial quando um novo produto está sendo lançado no mercado. Precisamos posicionar o produto, desenvolver a linguagem e mensagem a ser passada, quais as forças competitivas e alinhar as equipes de Vendas e Marketing. Produtos que serão lançados em outro mercado ou mesmo teste de lançamento de novos produtos são continuamente pesquisados.

As soluções que o marketing encontra são baseadas em pesquisas de mercado e não devem ser subestimadas, pois a colocação de um produto num mercado depende de seu público consumidor e seus hábitos, seja a jornada de compra, seja a tomada de decisão.

Partilhar