A automação de marketing não é o futuro, é o presente

formação Na arte dos serviços, há duas verdades indesmentíveis: o cliente tem sempre razão; e a máquina nunca falha. E numa década em que o consumidor está mais atento e informado do que nunca, quem se desliga fica para trás.

Quando a automação de marketing (ou Marketing Automation) surgiu, foi considerada um suplemento ao trabalho diário de captura de clientes. Agora fala-se em “peça-chave”. Definida como uma estratégia de marketing digital, a automação de marketing regista oportunidades de negócio (leads) que tenta converter em clientes, através da automatização de processos ao longo do funil de vendas.

Mas como funciona, afinal, a automação de marketing?

Imagine os seguintes cenários: um potencial cliente está interessado no produto da sua empresa e inscreve-se para receber uma newsletter; o mesmo cliente recebe, de imediato, no seu e-mail, um voucher com um desconto especial de boas-vindas. Ou verificou que um cliente navegou pelo seu site, visitou várias páginas, mas, no final, deixou uma compra a meio, sem efectuar o pagamento. Esta é uma situação mais comum do que pensa – 69% dos compradores online deixam o carrinho abandonado, então porque não alertá-los? Pode definir uma mensagem automática que sirva de lembrete para que haja retoma da compra.

A E-goi, plataforma multicanal portuguesa de automação de marketing, especializou-se neste tipo de ferramentas que recuperam carrinhos abandonados, dão os parabéns a clientes e mantêm os consumidores interessados. Fundada em 2007 em Matosinhos, foi concebida originalmente para ajudar médias e grandes empresas, como o Continente, Pingo Doce, Galp Energia, Millenium BCP, mas tem diversificado o seu raio de acção a mais de 350 000 utilizadores em todo o mundo, “desde o micro-blogger até à multinacional gigante”.

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