Marketing digital: Maiores tendências para pôr em prática em 2022

Marketing digital: Maiores tendências para pôr em prática em 2022

Na matéria de hoje falaremos sobre o mundo do marketing digital e constante evolução: novas plataformas e funções surgem no mercado, o comportamento do consumidor muda, então conheceremos neste artigo as maiores tendências marketing digital 2022.

As empresas estão se adaptando a uma realidade e, com ela, todo o cenário do marketing digital. De acordo com o Analista de SEO Wagner Santos se uma empresa não acompanhar as tendências de marketing e SEO, arrisca ficar para trás e perder para seus concorrentes.

É por isso que é importante que as empresas prestem atenção às tendências de marketing digital em 2022 se quiserem permanecer relevantes para os clientes e expandir seus negócios a longo prazo.

Mas com tantas tendências emergentes, como saber quais usar em suas campanhas de marketing digital em 2022? As 6 inovações digitais a seguir definirão o vetor certo para os negócios.

Tendências de marketing digital 2022

A ascensão da Inteligência Artificial ​​e seu impacto no marketing digital

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem estado nas listas das tendências de marketing digital.

Segundo o PortalN 10, 54% dos executivos dizem que a introdução da IA ​​no local de trabalho aumentou a produtividade, 40% das empresas acreditam que a experiência do cliente é o principal motivo para usar a IA e 71% dos profissionais de marketing acreditam que a inteligência artificial pode ser útil para personalização.

Tomemos, por exemplo, uma das aplicações web mais progressivas: a Amazon. A empresa usa IA para analisar pesquisas anteriores, histórico de compras e visualizações de produtos para segmentar produtos com a maior taxa de conversão.

Mas mesmo que uma empresa não esteja adotando a tecnologia baseada em IA, é provável que já a esteja usando como parte de sua estratégia de marketing digital.

O ponto é que as plataformas estão incorporando cada vez mais recursos de aprendizado de máquina em suas ofertas, desde lances inteligentes no Google Ads até o Facebook IQ e chatbots para CRM.

Todas essas são maneiras práticas de usar a IA para alcançar seu público de maneira mais eficaz e transformá-los em clientes.

Para a maioria dos profissionais de marketing digital, a maneira mais comum será o marketing de mecanismo de pesquisa pago.

O Google usa IA há algum tempo e, em 2021, lançou um novo recurso de Lances inteligentes no Google Ads. Esse  de lance automatizado tem muitos benefícios.

Conteúdos

Com base nos dados coletados pela inteligência artificial em todas as plataformas, você pode descobrir onde os clientes estão interessados ​​e usar isso para criar conteúdo interessante e relevante que gere mais tráfego.

E para maior relevância das tendências marketing digital 22 é ideal a criação de backlinks de qualidade, aumentando a autoridade e visibilidade do site.

Aumento do uso de chatbots e assistentes de voz

Chatbots e assistentes de voz estão se tornando cada vez mais populares entre consumidores e empresas.

O caso de uso mais comum para inteligência artificial é a interação com o cliente (chatbots, análise preditiva de comportamento, hiper personalização).

80% dos profissionais de marketing já usaram chatbots como parte de sua estratégia de atendimento ao cliente e 48% dos executivos de marketing concordam que as tecnologias digitais e móveis (como chatbots) melhoraram a comunicação com o público.

Mobile é o futuro

Os dispositivos móveis respondem por aproximadamente metade do tráfego da web em todo o mundo. Em 2021, os dispositivos móveis (excluindo tablets) geraram 54,8% do tráfego global.

É recomendado que o design do site seja compatível com dispositivos móveis e as taxas de velocidade de carregamento estejam compatíveis com o Google para uma melhor experiência do usuário.

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