Marketing de Influência: qual a importância?

Marketing de Influência: qual a importância?

A pandemia trouxe diversas mudanças no panorama econômico do país. Empresas fechando ou migrando para o mercado digital e novos hábitos de consumo, são algumas das transformações causadas por essa crise. Em meio a essas adaptações os nanoinfluenciadores vem se consolidando no mercado de conteúdo digital. Contar com o auxílio deles poderá ser extremamente positivo para uma empresa.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autor: Antonio Braga – Aluno da MBA em Marketing e Gestão da Comunicação Digital

Orientadora: Profª. Ma. Bruna Almeida

“Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela Internet e as que estão fora dos negócios”. (BILL GATES 1999). Essa era uma projeção natural para os próximos anos devido a evolução tecnológica e a economia global.

O digital na pandemia

A pandemia agiu como catalisador desse processo e transformou o mundo dos negócios nos últimos anos, principalmente no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, cerca de 150 mil lojas começaram a fazer vendas online em 2020 e mais de 20 milhões de pessoas fizeram uma compra online pela primeira vez no ano passado.

Hoje em dia, a comunicação digital e presença online se tornaram um diferencial obrigatório para sobrevivência das empresas num mercado onde a tendência é buscar a conexão com o seu público. Gradualmente as marcas estão entendendo a importância de se trabalhar com influenciadores, fazendo com que o chamado marketing de influência seja uma estratégia indispensável.

A partir desse contexto, surge o questionamento: como os nanoinfluenciadores, através do marketing de influência, podem ser um diferencial positivo para uma empresa?

De acordo com HostGator (2021), “58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença online durante a pandemia. Dentre esses negócios, 64% perceberam um aumento nas vendas”.

A importância das redes sociais para os negócios

Convêm observar que as redes sociais possuem um papel importante nessa mudança, especialmente nos hábitos de consumo, influenciando pessoas e seu modo de vida.

O crescimento das mídias digitais trouxe uma nova forma de produzir conteúdo e passou a se tornar uma experiência única para seus usuários, sendo os influenciadores digitais responsáveis pela pavimentação desse universo.

Segundo a Influency.me (2019), podemos classificar os influenciadores digitais em cinco tipos, de acordo com a quantidade de seguidores, são eles: megainfluenciador (mais de 1 milhão), macroinfluenciador (mais de 100 mil), mesoinfluenciador (mais de 50 mil), microinfluenciador (mais de 10) e nanoinfluenciador (mais de 1 mil).

Em um estudo realizado pelo Instituto QualiBest (2021), pelo menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores.

Diante das evidências levantadas pelo estudo, podemos perceber a importância do investimento em Marketing de Influência como estratégia para as empresas no mundo digital e os nanoinfluenciadores desempenham um papel importante nesse processo.

“O nanoinfluenciador gera uma troca profunda com a audiência dele. É uma pessoa com a qual o público se identifica e sente uma sensação de segurança, pois os dois lados vivem as mesmas coisas”. (KAERRE, 2020).

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