Jogos Sérios para Treino e Certificação de Competências
Os jogos digitais podem ser eficazes como ferramentas de aprendizagem, em aplicações que podem ser designadas como Jogos Sérios (SG Serious Games), Jogos para a Aprendizagem (GL Games for Learning) ou Aprendizagem baseada em Jogos (GBL Games Based Learning).
Os SG caracterizam-se por promoverem um conjunto de desafios de acordo com os objetivos de aprendizagem pretendidos, podendo ser adaptados e/ ou repetidos (permitindo a melhoria pela correção dos erros) de acordo com o nível demostrado pelo aluno. Na vertente do treino, este aspeto é decisivo na aquisição de conhecimentos, experiências e competências profissionais, não sendo de menor importância aspetos como: ambientes motivadores e envolventes; abordagens para a resolução de problemas e simulação de situações diferentes, e também, corresponder a contextos onde os jogadores podem desenvolver aptidões e competências profissionais.
A eficácia do treino baseado em jogos está diretamente relacionada com o sucesso com que os desafios promovem a aquisição de aptidões e competências, verificando-se não existir um método ótimo para o desenho de jogos.
Até ao momento, a maioria dos trabalhos de investigação e pesquisa desta temática tem sido focada na avaliação do próprio jogo e não na avaliação da aprendizagem dos alunos. A análise do jogador é geralmente realizada no final do jogo utilizando questionários tradicionais.Neste trabalho propõe-se o Método Triádico de Certificação, que fornece um conjunto de diretrizes que permitem aos game designers de jogos sérios orientar este desenvolvimento para a certificação de competências, onde a avaliação decorre no próprio jogo através de aplicações específicas de treino. Esta avaliação in-game pode ser conseguida pela utilização das mecânicas do jogo que juntamente com os desafios fornecem um caminho de aprendizagem para a aquisição das competências pretendidas.
Estas orientações são estabelecidas através de uma tríade de componentes: Competências básicas/ Mecânicas / Níveis. São combinadas as competências definidas para cada plano de treino com os desafios concebidos para os jogos sérios num modelo que reflete a aprendizagem segundo as necessidades e níveis estabelecidos.
O modelo proposto promove o equilíbrio entre as partes participantes do processo de certificação, bem como fornece um guião de quatro etapas com um conjunto de novas ferramentas para o desenvolvimento de jogos sérios que possibilitem o treino e certificação de competências através do próprio jogo.Entre os vários contributos realizados destaca-se, em primeiro lugar, o estudo da correlação entre os géneros de jogos e as competências a desenvolver, trabalho que se revelou fundamental para realizar a ponte entre a experiência bem-sucedida dos SG na aprendizagem e o domínio de um conjunto de competências categorizadas. Assim conseguiu-se identificar qual(is) o(s) género de jogo onde as competências têm sido adquiridas com maior sucesso.
Por último, foi desenvolvido um protótipo relativo ao módulo aplicacional de avaliação designado de Driving Competences Tools (DCTOOLS). Esta aplicação permite ser acoplado ao jogo sério para a receção em tempo real de dados do treino e através do processamento dos mesmos, segundo as configurações de treino e métricas de aprendizagem (desempenho), permite visualizar a progressão da aprendizagem e dá feedback visual e auditivo ao aluno do seu comportamento no treino. Esta ferramenta possibilita a configuração dos elementos da aprendizagem pelo professor/ instrutor/ treinador e dos elementos do jogo: mecânicas e parametrizações de dados pelo game designer.
Com o presente trabalho de investigação consideramos que há decisivamente uma aquisição de conhecimentos e experiências com os SG porque conseguimos demonstrar com os resultados obtidos que é possível basearmo-nos na avaliação dos resultados obtidos pelo jogador e na sua interação com o jogo para certificar as competências adquiridas pela aplicação do Método de Certificação Triádica no desenvolvimento de SG para o treino de competências. Com este método há a oportunidade de evitar os métodos tradicionais de validação de conhecimentos e competências adquiridas (inquéritos e observações) para assegurar o sucesso da avaliação e certificação da aprendizagem realizada.
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Fonte: Ricardo José Vieira Baptista