Existe no projeto Wikipédia um inegável contributo para a democratização do acesso à informação, paralelamente, se considerarmos a população estudantil, constata-se que é uma das principais fontes de pesquisa, nomeadamente para trabalho escolar. Neste contexto, questiona-se o facto de a Wikipédia, apesar do seu sucesso, ainda não fazer parte das salas de aula.
Assim, assume-se que o professor deverá considerar a premência da inserção do aluno na sociedade tecnológica, cada vez mais presente. Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local do qual se dá conta neste artigo. Este projeto, que se integra num quadro de Formação de Professores, decorreu numa escola EB 2/3 do Ensino Básico no distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas (6.º e 8.º anos).
Adotando a metodologia de projeto, o nosso trabalho foi organizado em torno de quatro fases a saber: Diagnóstico; Planificação; Aplicação/execução; Avaliação. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo.
Das conclusões obtidas, salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatámos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos, nomeadamente do ensino básico português.
Fonte: Filomena Pestana, Teresa Cardoso