A pandemia obrigou as entidades formadoras a apostarem em novos métodos na transmissão de conhecimentos. A Sentidos Dinâmicos integrou grupo restrito do IMTT para concretizar projeto
A última crise, causada pela pandemia, levou a Sentidos Dinâmicos a reajustar a sua oferta formativa, quanto ao modo de poder continuar a operar com as restrições impostas pelas autoridades para o controlo sanitário do vírus SARS-CoV-2. Tal como aconteceu em praticamente todos os setores, o recurso à comunicação digital foi a resposta que correspondeu aos anseios que se exigiam para estes tempos difíceis. “Nós, como toda a gente, não tínhamos a noção do que estaria para vir”, recorda o sócio-gerente Pedro Duarte.
A empresa Sentidos Dinâmicos passou a apostar em formação à distância, para contornar dificuldades causadas pelas regras de controlo da pandemia
À incerteza sucederam-se novos tempos em que a empresa foi ganhando confiança nos novos acertos que haviam sido introduzidos como resposta à pandemia, logo no primeiro confinamento. “Investimos da formação profissional obrigatória através das sessões online, cada vez mais com maior regularidade, o que acabou por ser como uma bola de neve, até porque o que era acessório, as pessoas iam deixando naturalmente para trás”, destaca Pedro Duarte. Nesse sentido, houve necessidade para reduzir a lotação de formandos por salas de formação, o que acabou por obrigar ao desenvolvimento da nova atividade.
Já no segundo confinamento, o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) optou, em agosto do ano passado, por permitir o alargamento da atividade noutro formato, que não o presencial, através de ações formativas por videoconferência. A Sentidos Dinâmicos foi uma das empresas convidadas para integrar o projeto-piloto para o desenvolvimento de formação profissional com recurso ao digital. “Foram desenvolvidas várias ações, até ao final do ano passado, que mereceram o acompanhamento do IMT, que foi verificando se estavam a ser cumpridas todas as regras com o rigor exigido”, referiu Pedro Duarte.