Português Marítimo

CMJP

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Descrição

Sendo a língua, também, um “repositório de palavras” e sendo estas uma das possíveis formas de objetivar a realidade em ordem à comunicação humana, o domínio do léxico permite um mais evidente e direto relacionamento com o mundo, quer nas suas realidades concretas, quer abstratas, quer ainda nas interações que se estabelecem entre todos esses elementos. Conhecer as palavras é por muitos considerado uma forma de “dominar”, através da nominalização. Conhecer mais, cada vez mais palavras, é um desafio estimulante à curiosidade, uma proposta de desenvolvimento intelectual.
Por outro lado, a língua está em contínuo movimento, pelo aparecimento e desaparecimento de palavras, pelo surgimento de novos sentidos e alteração dos anteriores. Nunca se pode considerar terminado o estudo do vocabulário de uma língua. Aliás, a nossa capacidade de relacionamento humano limita-nos aos confins do(s) nosso(s) círculo(s) de amigos, de colegas… Para todos nós, a língua é uma porta que se abre ao diferente, um apelo ao respeito pelos outros.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Desenvolver curiosidade intelectual;
• Explorar a criatividade;
• Respeitar a diversidade;
• Saber posicionar-se socialmente;
• Corresponder às exigências de diferentes contextos de comunicação;
• Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita, nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção em Língua Portuguesa (LP).
• Produzir enunciados orais e escritos, adequando-os a situações comunicativas distintas.
• Reconhecer as palavras como elemento de ligação entre a realidade linguística e a realidade extralinguística;
• Utilizar a língua como meio de organização do conhecimento.


• Linguagem e comunicação
? Uso da língua enquanto atividade social;
? Relações entre as palavras e a realidade extralinguística;
? Relações fónicas, morfológicas e significativas entre as palavras;
? A intencionalidade comunicativa; formas de tratamento; Níveis de língua;
? Princípios que guiam a comunicação verbal: o princípio de cooperação e as máximas conversacionais
• A comunicação oral
? Particularidades da oralidade;
? Processos de comunicação oral;
? Exposição;
? Entrevista;
? Reunião;
? Os diferentes usos da língua portuguesa: o formal e o não formal;
? Algumas estruturas linguísticas de: saudação/ cumprimento; pedido de desculpas; dar ordens; expressão de desejo; afirmação; fazer promessas;
• A comunicação escrita
? Tratamento de problemas de pontuação, acentuação, ortografia e as regras do processamento de texto.
? Produção escrita:
-A estrutura da frase
-Período
– Parágrafo



1 – Formação presencial/em sala (turma)




 

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