Como analisar a concorrência? Utilize o Benchmarking como ferramenta

Existe, como temos vindo a evidenciar, um novo paradigma no mercado empresarial. Um paradigma de mudanças laborais mais rápidas, mais causais – no sentido de terem uma real consequência – e, muitas vezes, inesperadas. Acresce, igualmente, uma maior competitividade entre as empresas, num mercado global, com vasta informação, muita dela acessível, o que permite potenciar as nossas empresas com mais e melhores soluções. Neste contexto, o benchmarking surge como uma ferramenta de gestão que permite às empresas diagnosticar os seus pontos fortes e fracos, de maneira a melhorar o seu desempenho e optimizar os seus fatores críticos para o sucesso do seu negócio.

Benchmarking: O que é?

O benchmarking é um instrumento de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares. Habitualmente faz-se quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade.

Fonte: Nuno Correia | Portal Gestão

Ler  mais

Partilhar