Avaliação das aprendizagens – um contributo para a melhoria das práticas de avaliação na sala de aula

O presente artigo tem como objectivo contribuir para que a avaliação formativa, a avaliação desenvolvida em contexto de sala de aula, possa, de facto, melhorar as aprendizagens dos alunos. Existe uma relação intrínseca entre currículo, práticas de ensino e de aprendizagem, e avaliação. Analisam-se, por isso, tendo por base alguma literatura especializada, estes três domínios, à luz do antigo paradigma que dominou o século passado, e que ainda influencia as concepções, as crenças e as práticas de avaliação dos professores e das escolas, bem como da sociedade em geral. Mostra-se a evolução do conceito de avaliação e das suas práticas, bem como as suas insuficiências, e a necessidade de desenvolvimento de uma outra geração de avaliação – a avaliação respondente construtivista, que responda às exigências educacionais, sociais e culturais actuais. As recentes visões de aprendizagem fazem emergir um novo paradigma, o social-construtivista que influencia o currículo, o ensino e a aprendizagem, e que deverá, consequentemente influenciar a avaliação realizada na sala de aula. Dão-se a conhecer os principais resultados de investigação realizada em Portugal, nos últimos trinta anos, verificando-se que as práticas de avaliação estão, ainda, longe de ser, efectivamente, formativas. Apresentam-se algumas estratégias de implementação para que a avaliação seja verdadeiramente formativa, e, por fim, focam-se algumas dificuldades que se podem encontrar no desenvolvimento deste tipo de avaliação nas salas de aula.

FONTE: Sandra Cristelo

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