As tendências que vão moldar a estratégia dos Diretores de Marketing das B2B em 2023

Apenas 51% das empresas que aumentaram as receitas anuais em mais de 20% em 2021 investiram 6,1% a 9% em marketing

marketing 2023

Inquérito de Marketing B2B da Forrester revelou que apenas 51% das empresas que aumentaram as suas receitas anuais em mais de 20% em 2021 investiram 6,1% a 9% em marketing. Ou seja, nestes casos, a ideia de gastar dinheiro pode tornar-se uma mais valia… para ganhar dinheiro.

Por outro lado, apenas um terço das empresas que se encontravam em declínio de receitas anuais investiram 6,1 a 9% em marketing.

Mas, como investir? O inquérito revelou as três principais áreas de investimento consideradas como as mais importantes para as empresas com grande crescimento garantirem as suas estratégias de marketing, nomeadamente:

  • Os CMO devem procurar insistir nos esforços de marketing para introduzir mudanças de comportamento do comprador através da reputação, da criação de procura, da oferta de uma experiência personalizada e do impulso do compromisso pós-venda;
  • A implementação uma marca orientada para o objetivo. O estudo B2B de 2022 revelou que a preocupação número um das organizações e das marcas para apoiar um crescimento contínuo elevado é construir um propósito de marca, uma marca orientada com visão, missão e objetivos de responsabilidade social corporativa, uma função estratégica que tem implicações para toda a organização. De acordo com a Forrester, os investidores estão a recompensar empresas que liderem na tomada de decisões com base em critérios ambientais, sociais e de governance;
  • As organizações B2B devem ter a preocupação de acompanhar constantemente o cliente no serviço pós-venda de forma a reter os mesmos, aumentar as contas existentes e criar defensores da própria marca. O inquérito permitiu concluir que 34% dos decisores de marketing com capacidades para gerir clientes pretende aumentar o orçamento destinado ao envolvimento do cliente em 10% ou mais. Neste caso, o objetivo principal passa por aumentar o valor dos programas de pós-venda através da partilha da experiência do cliente e o impacto da defesa do consumidor e das referências.
Partilhar