A formação e-Learning em contexto de trabalho

A evolução tecnológica trouxe à educação novos desafios, sendo que um dos mais patentes é a nova forma de como esta é realizada. Atualmente, os processos de ensino e de aprendizagem, para além da forma tradicional, podem ser realizados com o apoio de meios tecnológicos crescentemente sofisticados e facilitadores em muitos domínios da prática educativa e formativa, nomeadamente através computadores conectados a uma rede de internet. O presente relatório intitulado “A Formação e-Learning em Contexto de Trabalho: um estudo exploratório centrado nas perceções dos trabalhadores”, tem como principal propósito avaliar as perceções relativamente a um programa de formação e-Learning adotado por uma grande organização portuguesa.

Para o desenvolvimento do estudo e dada a natureza do mesmo, optamos por utilizar uma metodologia híbrida ou mista. Assim, começamos por utilizar uma técnica de recolha da informação que se enquadra nas abordagens qualitativas, a entrevista, com o intuito de obter junto dos responsáveis do programa de formação e-Learning as suas opiniões acerca deste programa e o que gostavam de ver esclarecido pelos trabalhadores que realizam a formação nesta modalidade.

A metodologia quantitativa foi também utilizada, através da administração de um inquérito por questionário e respetiva análise estatística, com o objetivo de recolher as informações necessárias junto dos trabalhadores, relativamente às suas perceções sobre a formação e-Learning.

Os resultados do estudo evidenciaram que a maioria dos trabalhadores perceciona de forma positiva a formação que realiza na modalidade e-Learning. Apesar disso, existem determinados aspetos que podem ser aprimorados, no sentido de melhorar estas experiências de formação.

Fonte: Luís Alberto Martins Cunha

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