Marketing Digital: in-house ou outsourcing?

Marketing Digital: in-house ou outsourcing?

O Verão está a acabar, a silly season está de partida e tipicamente esta é aquela altura do ano em que, de uma maneira ou de outra, somos forçados a «voltar à realidade». Tendo uma empresa já percebeu, sem margem para dúvidas, que é necessário desenvolver o marketing digital do seu negócio, e se é para meter a primeira e arrancar, esta parece-lhe a ocasião perfeita para o fazer.

E é! Mas uma nova questão impõe-se agora: vale a pena contratar uma empresa externa para o fazer? A resposta curta é: sim. Mas claro, eu sou suspeita! Vamos então avaliar o seu caso em particular e chegar à SUA resposta para esta pergunta.

Comece por analisar o tamanho da sua empresa e quanto está disposto a investir. Empresas mais pequenas (como a grande maioria daquelas que temos no Algarve) têm normalmente os seus trabalhadores no limite em termos de tempo disponível. Quantas horas por semana podem eles dedicar ao marketing digital do seu negócio? E quantos canais vai ter? Redes sociais só? Orgânico apenas (só a criação de publicações e partilha de posts) ou com publicidade também? Google Ads? E-mail marketing? SEO? Copywriting para blog, para o website, etc.? Não se esqueça que, se vai trabalhar com a prata da casa, vai ser necessário tempo de aprendizagem para começar (e para acabar e, na verdade, durante o resto da vida, já que o marketing digital está permanentemente a mudar e há que conseguir acompanhá-lo para não ficar para trás). Está a começar a hiperventilar (e com boas razões para isso) e começa a afigurar-se-lhe difícil dar a volta à coisa assim, não é?

Ok, então com os empregados que tem não vai conseguir fazer isto, está visto. Simples, contrata alguém! Mas só uma pessoa, que os tempos não estão para grandes avarias, certo? Não se esqueça de, no anúncio para o recrutamento e na descrição das funções a desempenhar por esse almejado novo trabalhador, colocar que quer alguém com experiência em gestão de redes sociais, PPC (seja só Google Ads, Facebook e Instagram Ads, etc.), e-mail marketing, copywriting, design gráfico, web development (ou webdesign e programação, também serve), SEO, comunicação e se for bom (ou boa) em relações públicas e vendas, melhor ainda; falando obviamente, para além do português e do inglês, também francês (que é um mercado em expansão nesta região, pois claro!). Pronto, está feito! E agora uma perguntinha: acha que há alguém no mundo que faça bem (atenção que esta é a palavra mais importante desta frase) tudo isto? É que se sim, está redondamente enganado.

Partilhar